Como tirar o passaporte de um bebê

É claro que o Ben mal completou 3 meses e já estamos pensando em viajar! Então fui tirar o passaporte dele.
Já tinha lido que a  Casa da Moeda estava demorando 30 dias ao invés de apenas 7 dias para produzir os passaportes então me apressei pois queremos viajar em Agosto e ainda tinha que tirar o visto.

Entrei no site da Polícia Federal e preenchi o formulário de requerimento de passaporte. É bem simples e você precisa da Certidão de Nascimento ou RG do bebê, CPF do bebê se ele tiver, dados dos pais e endereço.
Existe uma nova possibilidade de já colocar no passaporte se o menor está autorizado ou não de viajar apenas com um dos pais sem que seja necessário fazer autorização. As opções são as seguintes:

“1. O titular, enquanto menor, está autorizado pelos genitores, pelo prazo deste documento, a viajar apenas com um dos pais, indistintamente. (Autorização restrita – autorização de viagem impressa no passaporte)
2. O titular, enquanto menor, está autorizado pelos genitores, pelo prazo deste documento, a viajar desacompanhado ou apenas com um dos pais, indistintamente. (Autorização ampla – autorização de viagem impressa no passaporte)
3. O titular, enquanto menor, dependerá de autorização, na forma da lei, para viajar desacompanhado ou apenas com um dos pais, indistintamente. (Necessária apresentação de autorização de viagem ao embarcar)”

Nós optamos pela primeira. 

Depois de preenchido o formulario, será gerado um protocolo de solicitação de passaporte com uma guia para pagamento de R$257,25. Só após o pagamento que você conseguirá se logar no site com seus dados e agendar um dia e horário para comparecimento ao posto da polícia federal de sua preferência para apresentação dos documentos. Geralmente, o pagamento só entra no sistema 24 horas depois de efetuado.

Atenção, que mesmo colocando o CPF do bebê no preenchimento, você deverá usar o CPF do responsável na hora de se logar para marcar o agendamento. Nós só conseguimos data para umas 3 semana depois.

No dia e hora agendado lá fomos nós com os seguintes documento:
1) Certidão de Nascimento dele
2) CPF dele (papel impresso da Receita, já que não existe mais cartão de CPF)
3) Comprovante do agendamento
4) Guia e comprovante do pagamento da guia.
5) Foto 5×7 com fundo branco.
6) Formulário de Autorização de viagem para o exterior de menor (pois escolhemos deixar autorizado  e registrado no passaporte que o Ben pode viajar só com o pai ou só com a mãe)
7) Documento dos responsáveis (ambos tem que comparecer com um documento com foto)
Para adultos e crianças maiores pode ser necessário levar mais documentos, então se for o seu caso, dê uma olhada aqui.
Chegamos 10 minutos antes do horário e aguardamos a chamada. Logo fomos chamados e nos perguntaram se tínhamos viagem marcada. Eu ainda não tinha comprado as passagens, mas falei quer queremos viajar em agosto e que eu ainda tinha que solicitar o visto americano (conto no próximo post como faz esta solicitação). A moça, muito simpática e educada (aliás, achei quase todos muito simpáticos e educados no posto de Barueri da Polícia Federal)  me informou que o passaporte comum iria ficar pronto apenas em 22/08! Era 07/06 e o passaporte levaria 75 dias para ficar pronto!!! Já tinha sido informada que a Casa do Moeda estava levando 30 dias ao invés dos 7 dias padrão para fazer um passaporte comum, mas 75 dias era tempo demais. Ela, então, me deu a opção de pagar mais R$77 (e uns centavos) para tirar um passaporte de urgência que ficaria pronto em até 5 dias úteis. Meu marido ficou lá com o Ben e eu fui correndo pagar a guia. Voltei e entrei direto para o guichê, entreguei os documentos e passei para o guichê onde scaneam a foto dele e pronto. Se não fosse o tempo de pagar a guia e voltar tinhamos resolvido tudo em menos de 15 minutos.
No dia seguinte já recebi um email dizendo que o passaporte já estava pronto e 48 horas depois de dar entrada já estávamos com o passaporte em mãos, pronto para dar entrada no visto dele!!!
Não preciso dizer que me senti roubada e enganada por ter que pagar uma taxa a mais para tirar um documento ao qual ele tem direito. Me senti pior ainda quando o documento que levaria 75 dias pra ficar pronto, ficou pronto em 24 horas. Na minha cabeça não faz sentido. É claro também que 90% das pessoas tirando passaporte estavam pagando a taxa, pois é comum as pessoas fazerem o passaporte quando tem algum plano de viagem próximo. Bom, mas a taxa já foi paga e o bom é que já estamos com passaporte na mão!
Depois falam que toda foto de passaporte é feia!!!! Este povo não sabe de nada…. rsrsrs

Eu posso te ajudar a planejar sua viagem. Saiba mais…
Acompanhem as novidades do Blog no facebooktwittergoogle+ e instagram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.