Cuidados com a Saúde – Viagens para Ásia

Viajar para a Ásia tem se tornado cada vez mais comum, pois são tantos lugares lindos e com um custo um pouco mais acessível, o que faz este destino cada vez  mais atrativo.

No entanto, também acaba sendo comum ouvir as histórias dos problemas de saúde que muitos viajantes acabam tendo por lá. E para evitar estas coisas chatas e as vezes sérias, algumas precauções e cuidados são necessários.
Antes de embarcar na minha aventura de 2 meses na Ásia, agendei um consulta no Instituto Emílio Ribas, no setor de medicina do viajante, pelo SUS, para saber quais os cuidados e riscos e também quais as vacinas que eu deveria tomar antes de ir. Não, não sou neurótica, nem hipocondríaca, mas depois que tive dengue, fiquei assustada e fato é que se ter dengue em casa não é nada bom, imagine viajando… Nem quero pensar.
O médico me deu várias dicas que vou passar para vocês:

REPELENTE

Usar repelente sempre! De preferência os que tem 6 ou 10 horas de duração. Passar sempre por cima do protetor solar. Usar no corpo inteiro, mesmo nas partes que vão ficar cobertas pela roupa. Repassar toda vez que transpirar muito ou entrar na água. Lembre-se que além de se proteger contra a dengue, você também tem que se cuidar contra a malária.

ALIMENTAÇÃO

Infecção gastro-intestinal pode ser coisa séria. Inclusive, vale a pena levar um antibiótico caso os sintomas permaneçam por mais de 3 dias. Para evitar contrair uma infecção seguem algumas recomendações:

  1. 1) Água: Só tome água mineral e só beba se foi você que rompeu o lacre.
  2. 2) Gelo: Não beba bebidas com gelo se você não sabe qual a água que foi utilizada para fazer o gelo.
  3. 3) Suco de Frutas: Não tome suco de frutas naturais, dê preferência para sucos industrializados, refrigerantes e cervejas. Lembre-se de lavar a lata ou a garrafa antes de beber.
  4. 4) Saladas e Alimentos Crus: estes só devem ser consumidos em locais de extrema confiança. No geral, prefira alimentos cozidos, pois cerca de 90% das bactérias morrem durante o cozimento.
  5. 5) Frutas: Evite comer frutas que você não saiba como forma lavadas e cortadas. Prefira frutas que você mesmo possa lavar.
  6. 6) Validade e conservação de alimentos em lojas de conveniência e mercados: Verifique sempre a validade de tudo que você comprar. Em ilhas e lugares mais afastados, evite comprar alimentos delicados como iogurtes e derivados de leite, pois durante o transporte ou mesmo na própria loja, oscilações de temperaturas podem causar danos ao alimento.
Não pense que estou exagerando. Fiquei dois meses na Ásia e todas estas recomendações (exceto o item 6) eu recebi do médico do instituto Emilio Ribas. E fiquei dois meses viajando feliz sem nenhuma intoxicação alimentar até o meu penúltimo destino. Em Koh Phi Phi comprei um iogurte na Seven Eleven que deixou eu e meu marido quase 48 horas sem conseguir sair do quarto. Foi diante desta má experiência que acrescentei esta dica. Se não fosse por este bendito iogurte teríamos passado nossa viagem de 2 meses sem nenhum incidente gastro-intestinal. Tenho um post falando sobre a minha experiência de comer na Ásia.

VACINAS

É sempre bom dar uma olhada na sua carteirinha de vacinação se for fazer uma viagem mais longa. A vacina da Febre Amarela é requisitada em vários países. Mas outras como: Hepatite, Anti-Tetânica e Anti-Rábica podem ser recomendáveis em alguns casos também.

Seguindo as recomendações, pode ter certeza que você fará uma viagem incrível e conhecerá lugares inesquecíveis.

Temos muitos posts aqui no Blog sobre os destinos que visitamos na nossa Asiatrip. Alguns dos mais acessados: Halong Bay, Bali, Cingapura, Hanói, Hong Kong, Tailândia, Luang Prabang, Siem Reap

Eu posso te ajudar a planejar sua viagem. Saiba mais…

Acompanhe as novidades no facebooktwittergoogle+ e instagram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.