Dicas de Visconde de Mauá


Este é um post especial do blog Vamos Pra Onde para o Iza Pelo Mundo. Faz parte de uma parceria de 5 blogs de viagens que vai trazer muitas dicas legais para nossos leitores. Acompanhe! Este post em especial é sobre um destino que visitei há alguns anos e amei! Obrigada Vamos Pra Onde pelas dicas preciosas!


Estamos muito honrados com o convite da Iza para escrevermos em seu blog sobre um destino que gostamos muito: Visconde de Mauá. Esperamos que nosso breve relato inspire os leitores a conhecerem mais sobre a região e que em breve juntem as malas para explorá-la: vai por mim, vale a pena!
Mas de antemão já digo: evitem os feriados =/ infelizmente o clima de paz some um pouco de lá, e vemos muitas latinhas de cerveja espalhadas na mata, música alta e confusão.. Fora desses períodos o lugar retoma a fama de pequeno paraíso nas montanhas e é isso que queremos mostrar pra vocês!
Visconde de Mauá é um delicioso destino tanto de inverno quanto de verão, e está estrategicamente localizada no encontro dos estados RJ, MG e SP.
Mais precisamente, o local está localizado no alto das montanhas da Serra da Mantiqueira, com altitude variando de 1.400m a 2.200m e faz fronteira com o Parque Nacional de Itatiaia. Para quem segue viagem da cidade do Rio de Janeiro, Mauá está entre Resende (RJ) e Itatiaia (RJ), e fica bem próxima a Penedo.


A região é composta por três vilas: Maringá, Maromba e Visconde de Mauá, esta última, por ser a porta de entrada, dá nome à toda a região. Mas a principal vila é Maringá, com as melhores opções de hospedagem e ótimos restaurantes. Já as cachoeiras mais famosas estão em Maromba. As duas vilas têm apenas 3km de distância entre si. É interessante ter um carro por lá. Irá facilitar muito a exploração do local.


No verão, apesar da alta probabilidade de chuvas, a grande procura é pelas cachoeiras da região. No inverno, o turismo muda um pouco e se destina ao clima frio de montanha, propício para os turistas se deliciarem com muito vinho e fondue. Nas melhores pousadas, ainda contam com lareiras dentro do quarto, para deixar o clima ainda mais especial.
Em qualquer época, aproveite o contato com a natureza, o canto dos pássaros, a beleza da região e claro, a gastronomia, que pode ser maravilhosamente degustada nos restaurantes: Bistro das Meninas, Rosmarinus, Borbulha, Maison de La Fondue, Babel e Gosto com Gosto!


Quanto às hospedagens, escolha aquela cuja as depências mais te atraiam. De carro por ali, nada será longe. Se você viaja com crianças, escolha as opções mais centrais na Vila de Maringá – elas costumam ter piscina e estrutura para quem viaja em família. Se vai a dois, as pousadinhas um pouco mais afastadas garantem mais charme! Nossa dica é a pousada Verde Que Te Quero Ver-te (amamos!) e a Rancho das Framboesas (moderna, linda e super aconchegante!).


Se sua escolha é pelo verão – principalmente num bate e volta de final de semana – não deixe de conhecer grande parte da beleza natural do local: as cachoeiras.
As melhores são:
  • Cachoeira do Escorrega

A nossa preferida! A cachoeira está localizada na Estrada Mauá-Maromba, a 3km acima do Vale da Maromba. A localização no GPS é Latitude: -22.33035 e Longitude: -44.614181. A queda tem 10m de altura, 8m de comprimento e o poço – ótimo para nado – tem 2m de profundidade.
Ela é o cartão postal de Mauá e é um programa praticamente obrigatório para quem visita a região. Nela é possível escorregar pelas pedras que foram praticamente um tobogã natural e cair nas águas límpidas da cachoeira.
  • Poção da Maromba

A cachoeira Poção da Maromba é excelente para quem curte um cliff diving: o poço é bem fundo e não há risco de se machucar caindo em nenhuma pedra por ali. (mas vale ressaltar a atenção necessária no salto, para não cair de costas e o impacto com a água causar alguma lesão). O poço tem 7m de profundidade e é formado por uma queda d´água de 6m oriunda do Rio Preto

  • Cachoeira da Santa Clara
A Cachoeira da Santa Clara é formada por um paredão de pedra com aproximadamente 50 metros. É bem bonita! Fomos nela duas vezes!
Muito procurada, ela é uma das mais conhecidas e visitadas da região. Ideal para a prática de rapel (mas não fizemos), para banho no poço e para admirar a natureza local. Localiza-se próximo à Maromba, Maringá e Vale de Santa Clara.
Visconde de Mauá é uma ótima região para um final de semana ou para uma fugida maior da cidade grande.

Já estamos pensando em duas épocas para voltar, na primavera, para curtir esses passeios com baixo risco de chuva e no inverno para aproveitar o clima romântico dos chalés com lareiras e muito fondue :)

Para saber em detalhes toda a nossa experiência em Visconde de Mauá, acesse www.vamospraonde.com ! Nossas fotos pelo mundo também estão te esperando no instagram @vamospraonde ! 

 Acompanhem as novidades do Iza Pelo Mundo no facebooktwitter e instagram!

Eu posso te ajudar a planejar sua viagem. Saiba mais…
                        IzaPeloMundo.com.br

Quer dicas de Orlando? Acesse: Iza em Orlando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.