Dicas para viajar com o dólar alto

Avião no Aeroporto
Já fiz um post sobre finanças de viagens para o exterior, mas agora está todo mundo em pânico e estressado com a alta do dólar. Muitos estão até mudando os planos e cancelando a viagem. Mas será que é preciso? Existem algumas dicas boas que podem te ajudar a realizar aquela viagem que você estava sonhando mesmo com o dólar alto.

A primeira dica importante é antecedência. O quanto antes você começar a planejar e se possível, pagar a viagem, melhor! É verdade que as vezes aparecem umas mamatas para viagens de última hora, mas para quem não quer arriscar o melhor é comprar o quanto antes e parcelar. Eu gosto de parcelar só até a data da viagem. Assim quando saio de férias, sei que está tudo pago e que não terei dividas para pagar na volta! Isso faz uma diferença grande para mim.

Tenha um budget para a viagem. Estabeleça no começo quanto dinheiro você vai poder dispor para fazer esta viagem. É uma conta simples: veja quanto você tem disponível hoje e some com o valor que você conseguirá economizar até a data da viagem. Este será o seu budget. Lembre-se que o Budget deverá cobrir também os seus gastos lá, portanto não gaste tudo em aéreo e hotel e não esqueça do seguro viagem, item que não pode faltar NUNCA!
economizar
Outra forma de economizar e controlar os gastos é levar dinheiro. Cartão de débito pré-pago está com cotação cara por causa do IOF e o cartão de crédito além do IOF causa incerteza de variações do câmbio e facilita o descontrole dos gastos.

Uma boa tática para sofrer menos com as variações do câmbio é não esperar para comprar todos os dólares que você pretende levar em um único dia. Eu costumo fazer assim: supondo que eu vá viajar em outubro e quero levar 3.000 dólares comigo. Tenho 6 meses, portanto, me programo para comprar 500 dólares por mês e tento dividir esta compra em duas de 250 cada. Assim com as altas e baixas, eu consigo manter uma cotação média equilibrada.
Nota de 100 dólares
Outra dica importante é: o barato às vezes sai caro. Portanto, antes de sair comprando tudo pela internet pois é mais barato, dê uma olhada no Reclame Aqui e verifique a idoneidade daquela empresa. Tive muitos clientes com problemas sérios com empresas grandes da internet, então fique esperto e na dúvida, não dispense um bom agente de viagens. Como dizem: Quem paga mal, paga duas vezes!

Planeje bem sua viagem. Antecipe gastos. Selecione opções de restaurantes que te permita comer bem sem estourar seu budget. Não é porque eu faço planejamentos personalizados de viagem que estou dando esta dica. Um bom planejamento de viagem vai fazer cada dólar ser muito mais bem gasto e não tenha medo de pagar por este serviço, com certeza o planejamento te ajudará a economizar e ganhar em vários momentos da viagem que no final ele vai se pagar e ainda sobrar para gastos extras.

Durante a viagem

A primeira regra aqui é COMPRE MENOS e compre só o necessário. Analise bem o que ainda vale a pena ser comprado no exterior. Muitas coisas não valem mais a pena. Faça contas para não se arrepender depois. Fazer compras não precisa ser o mais importante da viagem, dê valor aos passeios e aos bons momentos que irá passar com sua família.

Outlet Orlando
Estabeleça uma quantia para gastos diários como transporte, alimentação e passeios e respeite este valor. Estabeleça inclusive o valor para algumas refeições especiais e/ou passeios mais caros que você já pode prever durante o planejamento. Assim você não corre o risco de acabar o dinheiro antes da viagem e você ter que apelar para o terrível cartão de crédito.

Faça ajustes na sua viagem, mas não deixe de viajar, pois viajar é o melhor presente que você pode se dar!
Vista do mar no avião

Eu posso te ajudar a planejar sua viagem. Saiba mais…
Acompanhem as novidades do Blog no facebooktwittergoogle+ e instagram!
Quer dicas de Orlando? Acesse: Iza em Orlando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.