Visita aos Túneis de Cu Chi no Vietnã

Cu Chi Tunnels
Este é um passeio obrigatório para quem vai a Ho Chi Minh, ainda mais para quem gosta de história e principalmente quem se interessa pela Guerra do Vietnã. Os túneis ficam a cerca de 1 hora de carro do centro de Ho Chi Minh (50 km).

Novamente contratamos o passeio pela Handspan. Fechamos um passeio que incluía uma visita guiada aos túneis pela manhã e passeio pelos principais pontos turísticos de Ho Chi Minh a tarde.
Tivemos sorte de sermos os únicos nesta data e fizemos um passeio privativo.
No local onde podemos visitar os túneis foi montado uma espécie de “museu” a céu aberto, contando detalhes sobre como o Vietnã ganhou a guerra, como os túneis foram construídos e como o Viet Congs viviam nos túneis.
É uma verdadeira aula de história. No final da visita é permitido entrar e caminhar, ou melhor, uma mistura de engatinhar, se arrastar e caminhar por um trecho de até 100 metros de túnel. Eu não aguentei e saí na primeira saída 60 metros depois. Parece que falta oxigênio e isso é que só fiquei no primeiro nível. Os túneis foram construídos em três níveis e cada nível que você desce fica mais quente e mais apertado. Se você faz a caminhada inteira, você passa pelos 3 níveis. É claro que meu marido fez e saiu de lá como se tivesse tomado um banho de chuveiro de tão suado. Difícil imaginar como  as pessoas dormiam, cozinhavam e faziam tudo nestes túneis. Ainda bem que o povo lá é bem pequeno.
Cozinha
Caminhando por este pequeno território onde visitamos os túneis, entendemos como o resultado da guerra só poderia ter sido este mesmo. Apesar de pobres e sem armas grandes e potentes, a inteligência deste povo é algo surpreendente. Os túneis chegaram a se expandir por 120 quilômetros por baixo da terra, tudo cavado com as mãos ou pequenas pás de madeira, incrível não?
Com certeza vale a pena visitar.

Veja onde se hospedar em Ho Chi Minh
Eu posso te ajudar a planejar sua viagem. Saiba mais…
Acompanhem as novidades do Blog no facebooktwittergoogle+ e instagram!
Quer dicas de Orlando? Acesse: Iza em Orlando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.