Os Polêmicos Franceses

Sempre fui da teoria que não são os franceses que são mal educados, somos nós turistas, que somos muito espaçosos. 

Fiquei um mês em Paris e também viajei um pouco pela França e não fui maltratada nenhuma vez, muito pelo contrário, fui muito bem tratada. Nessa última vigem que fiz em abril deste ano até uma taça de champagne  de cortesia eu ganhei em um bistrô.


Mas quando eu toco neste assunto, logo escuto, “é porque você fala francês”. E eu me convenci que talvez fosse isso mesmo.

Este fim de semana eu estava lendo a edição de Março da revista Viagem e Turismo da Editora Abril, e me deparei com uma matéria da jornalista Adriana Setti falando exatamente sobre este assunto.

O título da matéria Gentileza gera Gentileza é exatamente o que eu penso sobre essa má fama dos franceses. Quando os turistas chegam lá, falando alto, em inglês, atrapalhando o curso da vida cotidiana deles, eles se sentem desrespeitados e nos tratam com desrespeito também.

Não custa nada você aprender meia dúzia de frases em francês antes de ir viajar. Se você abordar um francês falando: “Excuse moi! Bonjour Monsieur, Parlez-vou anglais?” e ao fim da conversa falar: “Merci, Au Revoir!” Você vai conseguir toda ajuda que precisa em inglês.

Temos que lembrar que a França não é a Disney que vive de turismo. A França é um país de economia forte e que não depende do turismo para viver, então eles não precisam tolerar o comportamento “folgado de ser” dos turistas. Nós é que temos que prestar atenção e sempre que chegar a um lugar novo, temos que observar como é a população local, como eles se comportam, e temos que nos adaptar a forma deles e não sair impondo a nossa. 

Eles falam baixo, os franceses são elegantes e discretos e nós invadimos o país deles parecendo elefantes numa loja de cristal. E ainda esperamos ser tratados com cortesia e delicadeza?

Sugiro que na sua próxima viagem a França você aprenda umas frases em francês, seja cortez, gentil, elegante, fale baixo e veja como será tratado. Aí você posta aqui se deu certo…
Quer dicas de Orlando? Iza em Orlando

Eu posso te ajudar a planejar sua viagem. Saiba mais…
IzaPeloMundo.com.br

0 comentário em “Os Polêmicos Franceses”

  1. Disse tudo Iza!
    Viajar é um privélio. Conviver, pelo menos um pouquinho, com uma cultura e pessoas diferentes é enriquecedor.
    Mas a convivência, mesmo que por um curto período, exige respeito, educação e gentileza, certamente.
    Eu valorizo muito qualquer pessoa de fora que se esforce em falar nosso idioma, que procurou se informar sobre nosso país e estado (como somos multiculturais!) antes de vir e nos trata com respeito.
    Mas isso não deveria ser uma feliz surpresa, não é verdade?!
    Deveria ser o mínimo, tanto para os estrangeiros que nos visitam, tanto para nós mesmos em qualquer outro país que nos receba. 😉
    bjs,
    Mi sandrini

  2. Então, Zazá… Concordo com você, em termos. Eu fiz a lição de casa e aprendi uma meia-dúzia de frases em francês, sempre que precisava abordar alguém ia com a maior educação (você sabe o ódio que eu tenho de turista sem noção, né?? rs) e mesmo assim os franceses foram super grossos comigo, ao ponto de – depois de várias patadas ao longo do dia – eu perder a paciência e xingar um deles, em português mesmo. Vai ver eles não foram com a minha cara! Mas o fato de os franceses não terem sido muito amigáveis comigo não tirou nem um pouquinho do brilho que a Cidade Luz tem pra mim, e com certeza é um lugar pra onde quero ir muitas e muitas vezes ainda (se possível, falando francês!! rs). Beijos, prima!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *