Renovação do visto Americano

Ontem fui renovar meu visto americano e fiquei surpresa. Parece que os americanos agora estão realmente interessados que a gente deixe nosso dindin por lá. Aquela burocracia, filas intermináveis, o medo de ter o visto negado, tudo isso ficou no passado. A renovação do visto é praticamente automática, a não ser que você esteja com a ficha suja, o seu visto será renovado.

Vamos ao procedimento:

Primeiro você acessa este site e verifica se o seu caso é de renovação. Para começar, mesmo que você já tenha tido vários vistos americanos só será considerado um processo de renovação se o seu visto tiver sido emitido após 1 de julho de 2004. Se o seu último visto foi emitido antes desta data você tem que abrir um processo para um novo visto e não uma renovação. 

Outro requisito importante é ter o passaporte com o visto vencido e o requerimento atual tem que ser para o mesmo tipo de visto anterior, por exemplo, eu tinha um visto B2 (turista) e agora entrei com o pedido para um B1/B2, estes dois tipos de visto são considerados da mesma categoria, mas se eu quisesse um visto de estudante teria que fazer um processo de solicitação e não renovação.
Atendido os requisitos você vai ter que preencher online o DS-160 que para a alegria dos que não falam inglês está todo traduzido para o português. O formulário é longo, gastei umas duas horas para preencher o meu. Para preencher você vai precisar de todos os seus passaportes, pois eles pedem as datas das últimas 5 viagens aos EUA. Você vai precisar também de uma foto digital, você pode testar a foto antes de preencher o DS para saber se ela atende aos requisitos.

Formulário preenchido! Agora você vai pagar a taxa de 160 dólares. Eu paguei online pelo cartão de crédito, mas dá para pagar com boleto também. 

Depois de pagar a taxa você já pode agendar a entrevista, que agora está super rápido, a média de espera é menos de 10 dias.

Eu fui ontem, agendei meu horário para as 7 da manhã. Cheguei lá às 6:30 desnecessariamente, podia ter chegado às 6:45 e às 7:20 estava entrando no carro. 

Você tem que deixar todos os eletrônicos, inclusive celular no carro, pois lá não tem onde guardar e não pode entrar com eles. Você é revistado bem rapidamente na hora de entrar. Aí passa por uma pessoa que confere se você está agendado, depois outra pessoa organiza os documentos que são o DS 160, o passaporte atual e o passaporte com o último visto e a confirmação do agendamento. Aí outra pessoa entra com os códigos de barras no sistema e por último você passa na cabine para tirar uma foto e as digitais. Finito! Depois de uma semana o passaporte chega em casa (eu espero que chegue, mesmo! rsrs).

A taxa de envio já está incluída dos 160 dólares que você pagou. Eles dizem que podem ou não requisitar uma entrevista com o cônsul para a renovação do visto e por isso é bom levar os documentos que comprovem seu vínculo com o Brasil, como a declaração do imposto de renda, extrato bancário, escritura de imóveis, contratos de trabalho, matricula em escola, e etc…

Parabéns para os americanos que conseguiram tirar a má impressão que eu fiquei da burocracia e má vontade deles, realmente o processo está muito eficiente e rápido, pelo menos para renovar!

Se alguém tiver solicitado um visto pela primeira vez recentemente e puder compartilhar a experiência conosco seria muito legal!

Agora com o visto na mão, vamos viajar!!!

Seu destino é Orlando? Acesse Iza em Orlando!

Eu posso te ajudar a planejar sua viagem. Saiba mais…
IzaPeloMundo.com.br

0 comentário em “Renovação do visto Americano”

  1. Prima!! Ainda bem que mudaram o método. Pena que eu fui antes deles modernizarem o visto.
    Agora o consulado conta com 3 locais para a entrega de documentação para a primeira emissão e no dia seguinte ocorre a entrevista. Pelo que ouvi dizer, dependendo do horário que você marcar é realmente muito rápido. Nunca marque perto do almoço, você só vai sair de lá no fim da tarde, pois eles param vários balcões de entrevista.
    Muitas pessoas lá na Delta têm tirado o visto e para todos foi tranquilo. Tivemos apenas dois negados entre mais ou menos uns 30 que foram lá. Acho que está mais fácil né?

    Entre todas as dicas que eu daria para emitir o visto a principal é: "Não minta!!!"
    O maior motivo para negar visto é a contradição entre o formulário preenchido e a entrevista. Sempre da aquele friozinho na barriga na entrevista e se mentiu no formulário, eles são expert em fuçar até pegar sua mentira.

    Acho que é isso… Parabéns pelo blog! Muito legal!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *