Uma das grandes surpresas da minha Eurotrip/2013 foi Budapeste. Não tinha grandes expectativas e me surpreendi muito! Para começar a falar desta cidade, temos que entender que Budapeste na verdade é a junção do que antes eram duas cidades: Buda e Peste separadas pela Rio Danúbio.
Sabe aquela história de “carne e unha, alma gêmeas… metades da laranja”? Então, Buda e Peste eram duas metades da mesma laranja e unidas “Buda completa Peste e vice-versa que nem feijão com arroz”(estou muito musical hoje.. rsrsrs).
Falo isso poque o que eu mais gostei de Budapeste foi estar em Buda e curtir a vista de Peste e estar em Peste e curtir a vista de Buda. Pois tanto estando de uma lado como do outro apreciar o Danúbio com as belezas arquitetonicas da cidade é memorável.
Buda vista de Peste |
Peste vista de Buda |
Tem uma outra explicação para esta minha preferência. Tenho que mencionar que em Budapeste a pobreza e as diferenças sociais ficam um pouco mais aparentes que nas cidades da Europa Ocidental e isso atrapalha um pouco quando se vê de perto (mendigo nas ruas, metro e ruas um pouco sujas, obras nas ruas sem organização), portanto quando você está apreciando a paisagem de longe, nada disso é perceptível e você pode simplesmente enxergar a cidade independente de dificuldades sócio-econômicas.
Vaci Utca |
Mas além de apreciar Buda e Peste através do Danúbio, tem muitas outras coisas boas para fazer por lá.
Adoramos o banho turco e vou fazer um post sobre estes lugares, pois acho que vale muito a pena incluí-los na sua visita. Come-se muito bem e paga-se pouco para comer e o vinho húngaro foi uma agradável surpresa. Aproveite para assistir uma ópera no Hungarian State Opera (que fica na bélissima avenida Andrássy Utca), o local é lindo e o preço é menos da metade que em Viena e Praga.
Andrássy Utca |
Visitamos Budapeste quase que 100% a pé. Devemos ter completado mais de uma maratona caminhando nos dois lados da cidade. Em Peste é mais fácil pois é tudo plano, Buda tem sobe e desce, mas tem um funicular para te ajudar. Nós encaramos tudo a pé e foi muito bom!
PS: Percebemos o quanto um lugar é lindo quando é quase impossível escolher as fotos para colocar no post! 😉 Então, umas fotinhas a mais para vocês!
Amei as diquinhas Iza!!! Louca pra conhecer Budapeste!!! beijossss!!!